Apesar de ser considerado relativamente seguro, o botijão é altamente inflamável devido ao gás nele armazenado. Por isso, todo cuidado é importante para evitar acidentes:
Mantenha o botijão na vertical
Como muitas pessoas acreditam que mantendo o botijão deitado irão fazer o gás durar mais, acabam colocando-o na horizontal, especialmente quando o gás parece estar acabando. Além de ser um grande mito, essa prática traz sérios riscos, já que pode facilitar vazamentos.
Não faça extensões
A mangueira deve ter no máximo 80 cm de comprimento. Assim, é importante que, antes de realizar a instalação, você faça o cálculo do espaço para que o botijão esteja posicionado a uma distância do fogão em que a mangueira não fique retesada e que você não precise emendar duas mangueiras.
Como identificar um vazamento
O GLP, por si só, é um produto inodoro, ou seja, sem cheiro. Dessa forma, para que possa se identificar vazamentos, adiciona-se a ele um composto à base de enxofre para caracterizar seu cheiro. Assim, é possível detectar eventuais vazamentos apenas pelo olfato.
Caso haja a suspeita de vazamento, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula/regulador de pressão de gás. Se realmente houver um vazamento, aparecerão bolhas. Nesse caso, existem alguns passos que você pode seguir para evitar um incêndio:
Na dúvida, ligue para um de nossos profissionais da Libergás através do telefone (54) 3224.2510 e te ajudaremos a resolver esse problema.