Você começou a se exercitar com toda motivação, indo para a academia, correndo nadando ou caminhando pelo menos três vezes por semana, mas depois de um tempo notou que perdeu o ritmo, começou a faltar a algumas aulas e diminuiu a frequência do exercício. Se identificou? Você não está sozinho.
Não importa se o nome do projeto é “Verão”, “Vida Saudável” ou “Fitness Life”, com as atribulações e frustrações do dia-a-dia é bem comum que as pessoas percam o pique e acabem abandonando-o antes de transformar em rotina a prática de exercícios. Para te ajudar a quebrar esse ciclo e dar um gás à prática de exercícios, preparamos esse artigo.
1. Estabeleça metas reais
Pense em quantos quilos você quer perder e, considerando a sua rotina e os seus hábitos estabeleça um prazo que pode ser atingido e a forma como você fará isso. Por exemplo: quero perder 3 kg até o dia 15 de abril e caminharei 30 minutos por dia ou, e se for possível, irei para o trabalho/aula de bicicleta.
2. Não conseguiu se exercitar na segunda? Exercite-se na terça!
Lembre-se que se você não conseguiu ir treinar em um dia, pode ir no outro para compensar. Ás vezes, essa falta é seu corpo pedindo um descanso e não descaso ou preguiça. Fique atento aos sinais que ele dá!
3. Alimentação é fundamental
A prática de exercícios constitui 50% do processo de emagrecimento ou de uma vida saudável. Os outros 50% vem de uma alimentação equilibrada, que irá te dar maior disposição para os treinos e melhorar a sua qualidade de vida.
4. Tenha uma boa noite de sono
Uma boa noite de sono diminui a produção dos hormônios relacionados ao estresse, melhorando o humor, diminuindo a ansiedade, muitas vezes responsável por aquela ida a lancheria ou confeitaria mais próxima, e melhora a sua disposição para a prática de exercícios, afinal o corpo está descansado e cheio de energia para gastar.
5. Escolha uma atividade que você gosta de fazer
Por último, mas não menos importante: praticar exercícios deveria ser divertido, por isso escolha uma atividade física que você gosta de praticar. Pode ser treinar na academia, artes marciais, pilates, yoga, natação, corrida, caminhada… As opções são várias, não tenha medo de testar, maior parte das academias e centros esportivos possuem aulas experimentais exatamente para isso.
Informe-se!